Intervenção Precoce no Berçário de Médio Risco e Alojamento Conjunto do Hospital Regional de Iguatu


 

 

 

        

    Intervenção Precoce no Hospital Regional de Iguatu

 

          Toda criança necessita de amparo e cuidados nos primeiros momentos da vida, demonstrando, assim, total dependência da figura materna, da qual obtém calor, proteção e alimento. Além disso, o período mais importante para o fortalecimento do vínculo mãe-filho.


          O trabalho da equipe multidisciplinar, embora realize ações isoladas, propicia a assistência integrada às necessidades da mãe e do bebê. Para isso, faz-se necessária a permanência de uma equipe multidisciplinar dentro do berçário de médio risco e alojamento conjunto para acompanhar e promover o aleitamento materno, favorecendo o vínculo mãe-filho, priorizando a saúde materno-infantil e como consequência a redução dos índices de infecção hospitalar cruzada.

          Recentemente foi implantado no Hospital Regional Dr. Manoel Batista de Oliveira, localizado no Município de Iguatu – Ce, mais um serviço do Programa de Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil – PADIN, Que tem como objetivo cuidar com mais carinho e dedicação no que diz respeito ao desenvolvimento físico, social e mental das crianças de 0 a 6 anos de idade. Este programa atua junto ao berçário de médio risco e alojamento conjunto, sendo composto por uma equipe multiprofissional: fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudióloga e terapeuta ocupacional.

          Ao fisioterapeuta cabe avaliar as condições gerais do bebê, orientando as mudanças posturais, bem como, realizando fisioterapia respiratória e motora, dentre outras condutas.



          O serviço de psicologia desenvolve várias atividades junto ao berçário de médio risco e alojamento conjunto, no que diz respeito ao acompanhamento psicossocial e orientação as gestantes e puérperas internadas na unidade.

          A atuação fonoaudiológica enfoca a prevenção e detecção de possíveis alterações nas funções do sistema estomatognático e triagem auditiva, diante do desenvolvimento neuropsicomotor, considerando como está o recém-nascido, que depois de avaliado, deve ser atendido.

          O terapeuta ocupacional atua no desenvolvimento neuromotor, na integração sensorial, analise de informações visuais e adequações posturais.

          Os profissionais realizam o trabalho em conjunto com a equipe permanente no setor como médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

          O berçário é composto de 06 incubadoras e 02 berços aquecidos, já o alojamento conjunto consiste de 16 leitos para recuperação das pacientes pós-parto e 04 leitos para implantação do serviço mãe-canguru.

          Diariamente são realizados visitas e suporte técnico às gestantes, puérperas e aos recém-nascidos do berçário de médio risco e alojamento conjunto até a alta hospitalar. Os recém-nascidos são acompanhados desde o berçário até o alojamento conjunto. A mãe é acompanhada e orientada, desde o período gestacional até o nascimento do bebê, em relação a importância do aleitamento materno e sobre os cuidados que deve ter com seu filho, favorecendo um melhor desenvolvimento físico, social e mental da criança.


          Mesmo após a alta hospitalar, quando necessário é realizado o acompanhamento da criança ou da mãe, semanalmente por programas realizados nos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) i, ad e III do Município de Iguatu, desenvolvidos por profissionais como psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e psiquiatras.

          A média de atendimentos realizados nos três primeiros meses do programa segue na tabela abaixo:


Mês Nº de RN atendidos Total de Atendimentos Média de Atendimentos por RN
Outubro/2009
143
568
3,97
Novembro/2009 132 551 4,17
Dezembro/2009
161
719
4,47
Média Total
4,20



Profissionais
Nº de Atendimentos
Fonoaudiólogo 205
Fisioterapeuta 160
Terapeuta Ocupacional 195
Psicólogo
159
TOTAL 719








 28/05/2010
Inauguração da Sede Própria do PADIN



itPack - Principal
Lançamento das Madrinhas do Desenvolvimento Infantil
28/05/2010 
Treinamento das Madrinhas do Desenvolvimento Infantil
24/05/2010